Abaixo disponibilizo alguns planos de aula. Antes disso, porém, é bom definir as etapas que constituem um bom plano de aula:
1. ACOLHIDA - é a etapa principal, poi sem ela tudo ficará mais difícil. Os alunos vêm de realidades diferentes e de estados de ânimos diferentes também. Alguns podem vir alegres, outros tristes, alguns até mesmo desesperados. É preciso , portanto, tentar deixar todos calmos ou algo próximo disso. Nem sempre se consegue, porém isso é trabalho para o ano todo. O importante é passar a seguinte mensagem para eles: calma, aqui todos são amigos! Mas como fazer essa acolhida? Ela pode ser feita de várias maneiras. O importante é saber que essa etapa é apenas uma preparação para a aula, então, nada de exercícios ou tarefas difíceis neste momento.Então,pode ser uma dinâmica de grupo, a leitura de um poema ou simplesmente uma música.
2. A PROBLEMATIZAÇÃO - Essa etapa também é de preparação.É muito parecida com a acolhida, porém tem uma diferença: você já vai começar a mostrar o assunto da aula. Mas como é ainda uma preparação, isso será feito de modo bem leve e sem deixar que eles percebam que já tem a ver com a aula em si. Exemplo: Se a sua aula é sobre ADJUNTOS ADNOMINAIS você pode propor uma atividade na qual eles colocarão adjetivos ao lado dos nomes dos amigos. Sem perceber, portanto, eles já terão "entrado no assunto".
Nenhum comentário:
Postar um comentário